Ministério da Saúde amplia faixa etária para exame de Papanicolau

São Paulo, 4 – O Ministério da Saúde lança nesta segunda-feira, 4, as novas diretrizes nacionais para o rastreamento do Câncer do Colo do Útero. Uma das novidades é a ampliação da faixa etária da população a ser submetida ao exame de Papanicolau, que antes era dos 25 aos 59 anos e, agora, segue até os 64 anos de idade.

O procedimento identifica lesões que antecedem o câncer, permitindo o tratamento antes que a doença se desenvolva. As novas diretrizes recomendam que o intervalo entre os exames deverá ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual. No caso das mulheres, com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame, devem ser feitos dois preventivos com intervalo de um a três anos. Se os dois resultados forem negativos, essas mulheres poderão ser dispensadas de exames adicionais.

Segundo a ginecologista Flávia de Miranda Corrêa, técnica da divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a ampliação da faixa etária para o rastreamento do câncer do colo do útero segue a tendência internacional relacionada ao aumento da longevidade.

O câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama. Também é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos, conforme as estimativas de câncer do INCA.

As novas diretrizes fazem parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Ações de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo de Útero, do Ministério da Saúde, lançado pela presidente Dilma Rousseff, no último mês de março. O plano prevê, ainda, um programa de capacitação de ginecologistas para padronizar o diagnóstico de acordo com as novas diretrizes. No país, o Acre já iniciou a qualificação dos profissionais e outros 13 estados iniciam a criação de centros regionais de qualificação dos profissionais.

Marcela Gonsalves, do estadão.com.br
www.estadao.com.br

Notícias de Urologia

Pesquisa mostra que cirurgia pode curar câncer reincidente de próstata
27/06/11

Notícias de Ginecologia

Ministério da Saúde amplia faixa etária para exame de Papanicolau
11/07/11

Notícias de Neurologia

Dor de cabeça é um dos males que mais afetam a população mundial
11/07/11

Consultas e Publicações

Imprensa

Redes Sociais

                

© Copyright 2011 – Centro Médico Chade – Todos os direitos reservados
Edifício Medical Center – Rua Dona Adma Jafet, 50 Cj - 74 Bela Vista – Tel 11 3258 0258
Edifício Centro Médico das Aroeiras - Rua Dona Adma Jafet, 74 Cj - 61 Bela Vista – Tel: 11 3259 0682 Fax: 3151-4615
Email: centromedico@chade.med.br